PERFILAyumi Hamasaki, comumente conhecida como Ayu por seus fãs, é batizada como uma das cantoras/ídolos pop mais influente da história do Japão. Com uma história musical que tem durado cerca de uma década, Hamasaki é famosa por ser a única artista pop feminina que teve todos seus oito álbuns no topo das paradas. Em 2006, com o lançamento do 39º single Startin / Born to Be, Hamasaki se tornou a primeira cantora a ter 27 primeiros lugares e 38 singles no ranking de Top 10 do Oricon. Além de esse ter sido o 15º single seguido que alcançou o topo das paradas.
Ayumi Hamasaki é renomada por sua constante mudança de imagem e estilo musical que a tem mantido firmemente no topo das paradas por tanto tempo e para os olhares públicos. Hamasaki ramificou-se em quase todos as formas de música disponível que permeiam no gênero pop. Desde sua contribuição em um álbum R&B até para um rock suave, ostentando vários álbuns mixados no estilo techno além de ter execuções clássicas em suas compilações, não é de se espantar que Hamasaki é tão popular.
BIOGRAFIAAyumi Hamasaki nasceu em Fukuoka no Japão em 2 de Outubro de 1978 e foi inicialmente criada por sua avó apesar do fato de que ela morava com a própria mãe. Com seu pai ela não teve muito contato, visto que ele abandonou a família quando a ídolo tinha 5 anos, e desde então não o vê. Hamasaki diz que foi criada em uma família liberal, onde se esperava que ela tivesse suas próprias decisões sem assistência vigiada já que sua mãe freqüentemente trabalhava fora para poder sustentar a família.
Durante seu tempo no colegial, ela foi considerada uma delinqüente devido aos cabelos pintados e sua maneira de se vestir, que era considerado altamente incomum no Japão na época. Depois de um certo período, Hamasaki decidiu abandonar a escola e se mudou para Tóquio a fim de seguir completamente seu desejo de se tornar modelo, sonho que tinha desde criança.
Hamasaki participou de vários doramas de baixo orçamento como miseinen e filmes do tipo B ao estilo Sumomomomomo, mas falhou no interesse geral para a carreira de modelo por conta de sua altura. A fim de liberar a pressão e esquecer os problemas, Hamasaki gastou seus dias vagando pelas ruas de Shibuya comprando e dançando nos clubes noturnos com amigos. Foi nesse tempo que seu futuro produtor Max Matsuura descobriu Hamasaki quando ela cantava karaokê em um clube.
Matsuura ficou impressionado com o talento vocal de Hamasaki e se aproximou dela com a proposta de uma carreira como cantora. Hamasaki mais tarde revelou em uma entrevista que ela concordou com os planos de Matsuura somente porque não tinha nada para fazer. Hamasaki foi contratada para freqüentar treinos vocais em Tóquio, mas ela parou suas lições quando descobriu que o processo era muito rígido. Desse modo, Matsuura decidiu mandá-la aumentar suas habilidades vocais em Nova York, onde desenvolveu suas capacidades tanto vocais quanto mentais, retornando mais madura. Impressionado pelo estilo de escrita nas cartas de Hamasaki destinadas a ele, Matsuura sugeriu que ela deveria tentar dar-se uma chance em escrever as letras para suas próprias músicas. Começando a escrever para seu debut single, Ayumi tem escrito quase todas as letras de suas músicas lançadas.
Foi em 1998 que Hamasaki fez seu debut musical com o single poker face. O single estreou no número 22 do ranking do Oricon e vendeu cerca de 43000 cópias. Foi somente com o lançamento de Depend on you que Hamasaki alcançou o Top 10 do Oricon e com o lançamento de seu primeiro álbum, A Song for XX, em 1999 que ela descobriu-se como número um. A Song for XX rapidamente foi certificado como um álbum de platina ficando cinco semanas em primeiro lugar em vendas. O primeiro título de platina para um maxi-single veio com o lançamento de Boys & Girls que subiu para o local de número um das paradas do Oricon uma semana depois que o lançamento do single de Ami Suzuki (sua rival na época) inicialmente tinha dominado os rankings. Este foi seu primeiro single a vender mais de 1 milhão de cópias.
A maior venda de maxi-single de Hamasaki até então foi com chamado simplesmente como A, vendendo mais de 1.600.000 de cópias. No fim de 1999, veio seu segundo álbum, Loveappears, representando um dos seus ápices em vendas visto que se vendeu mais de 2 milhões de cópias.
Foi em 2000 que a carreira de Hamasaki brilhou com a febre Ayu ao ser introduzida como uma das porta-vozes da KOSE (companhia de cosméticos japonesa) e promovendo a marca de batons deles levando ao recorde de 500.000 unidades vendidas em apenas dois dias. Hamasaki ainda se tornou a porta-voz da companhia de telefone TU-KA e foi nesse momento preciso que ela esteve no ponto mais alto de sua popularidade no Japão. Sua influência então se estendeu inclusive a moda japonesa, especialmente garotas que passaram a se vestir e se maquiar igual à cantora. Seu nome se associou a marcas famosas como Dolce & Gabbana e Louis Vuitton além dela aparecer desde então, com certa freqüência, em capas de diversas revistas voltadas à moda.
Com o lançamento de seu terceiro álbum original, Duty, acompanhado do lançamento de cópias limitadas do maxi-single SURREAL e o DVD Ayumi Hamasaki Concert Tour 2000 A, Hamasaki se tornou a primeira artista feminina a alcançar com todos as primeiras posições nos diversos rankings em uma semana. E foi com esse mais novo álbum que Ayumi alcançou um mais novo recorde em vendas: 2,9 milhões de cópias.
No começo de 2001, mais um recorde: 4 milhões de cópias com o álbum A Best, CD que compilava seus maiores sucessos até então. Lançado no mesmo dia que o Distance de Utada Hikaru, na época sua rival, porém não ultrapassou em vendas o de Utada, considerado campeão em vendas do ano enquanto Ayumi abocanhou o segundo lugar.
Outro recorde creditado a Hamasaki é pelo fato de seu single H, em 2002, ter sido o último single de uma cantora a vender mais de 1 milhão de cópias. O single que se seguiu, Voyage, teve um vídeo, Tsuki ni Shizumu, para promover o CD em que a cantora aparece interpretando pela primeira vez desde o início de sua vida como ídolo.
No ano seguinte, Ayumi consegue mais um recorde com o mini-álbum Memorial Address, o mais vendido em seu formato no Japão por uma cantora além de ser seu primeiro a possuir o formato CD ou CD+DVD. Mas em compensação, foi o ano em que as vendas de seus singles começaram a não ultrapassar mais a marca de 500.000 cópias, sendo o último &.
Foi em 2005 que uma mudança notável no estilo musical de Hamasaki surgiu com o lançamento do maxi-single Bold & Delicious/Pride que teve uma venda desastrosamente baixa em comparação a outros trabalhos de Hamasaki. Com o lançamento do sétimo álbum (miss) understood vendendo 650.000 cópias e alcançando o primeiro lugar no World Global Charts, sua popularidade pareceu que tinha retornado.
O oitavo álbum, Secret, veio no final de 2006. Antes de ser confirmado seu lançamento, se falava no site oficial sobre um novo mini-álbum, mas dias depois a notícia foi alterada para um full álbum, sendo este mais um sucesso de vendas alcançando o topo das paradas não somente no Japão como também em Taiwan, China, Hong Kong e Cingapura. Como resultado, Ayumi Hamasaki faz sua primeira turnê pela Ásia (Tour of Secret) e a expectativa em torno do evento se refletiu na venda de ingressos: em Taiwan ingressos se esgotaram em duas horas; na China em três horas.
O mais recente lançamento de Ayumi é dois álbuns de compilações de sucesso A Best 2 Black- e A Best 2 White-. Ambos ocuparam os primeiros lugares do Oricon, feito nunca ocorrido há 36 anos por uma cantora.
Antes desses oito álbuns, Hamasaki lançou um álbum não-oficial em parceria com Dohzi-T, DJ Bass, o Nothing from Nothing em 1995. Dessa época, não se tem muita informação sobre a cantora, mas esse projeto provavelmente foi largado após o não sucesso do trabalho nos rankings do Oricon.
A cantora também tem alguns de seus vídeos como sendo um dos mais caros vídeos feitos do mundo. Dos que se destacam, há o fairyland (relativo ao single de mesmo nome), gravado no Havaí custando cerca de 2 milhões de dólares em sua produção. Já um dos mais recentes, Jewel, custou em torno de 1 milhão de dólares por conta da quantidade de diamantes e jóias exibidas no mesmo.
Durante três anos seguidos, Ayumi ganhou o Grand Prix at the Japan Record Taishou (o equivalente ao Grammy japonês), entre 2001 e 2003. Em 2004, ela recusou ser nominada por conta de problemas que estava ocorrendo entre seu produtor e a sua gravadora Avex. Desde então, a cantora não aceita mais prêmios do Japan Record Taishou ou similares.
Até agora possui 8 álbuns, 1 mini-álbum, 4 álbuns compilando os maiores sucessos, 17 álbuns remixados, 40 singles, diversos álbuns não-estúdio, além de vários DVDs com suas turnês. Com uma lista dessa, Hamasaki com certeza será lembrada por sua contribuição na indústria pop japonesa, principalmente por ter se tornado a maior em vendas solo e a terceira artista japonesa em número de vendas na história do Japão.
Autor : Rei (2007-03-26)
fonte: jame